Departamento de Engenharia de Produo Escola politcnica de So Paulo Escola politcnica de So Paulo Universidade de So Paulo

Sandra Naomi

Sustentabilidade nas organizações
Projeto de mestrado

Pesquisador: 
Sandra Naomi MoriokaSandra Naomi Morioka, Engª.
Poli/USP
Contato: sandra.morioka@usp.br

Orientador/ Coordenador do Projeto:
Marly Monteiro de Carvalho, Prof. Dr.
POLI/USP
Contato: marlymc@usp.br

Projeto Guarda- chuva: PROCAD – Gestão de Ciclo de Vida de Produtos
Resumo: Tendo em vista a crescente preocupação da sociedade perante a sustentabilidade, percebe-se uma movimentação de diversos setores para adequação de seus produtos e processos a modelos que estejam aderentes a uma lógica de desenvolvimento sustentável. Porém, na prática, o que é exatamente o “desenvolvimento sustentável”? Como implantar e gerenciar iniciativas de sustentabilidade nas organizações? Esses são alguns dos motivadores do presente estudo de mestrado, que busca identificar indicadores gerenciais que possibilitem a tomada de decisão de forma sistemática e coerente à sua realidade e à estratégia de negócio, visando práticas sustentáveis.Palavras-chave: Sustentabilidade, Indicadores, EstratégiaParceiros/ Patrocinadores: CAPES; Engenharia de Produção dos Departamentos de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (USP); Escola Politécnica (USP); e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Vídeo/ Apresentações:

Participe da pesquisa: O conceito de tripple bottom line do desenvolvimento sustentável trata das relações tanto construtivas quanto conflitantes entre meio ambiente, sociedade e economia. Por um lado, a complexidade da incorporação da sustentabilidade às organizações evidencia um grande potencial de exploração do assunto pela pesquisa acadêmica. Por outro, a confrontação dos estudos teóricos à realidade das empresas é essencial para consolidar conceitos e desenvolver direcionadores e metodologias que sejam aplicáveis na prática. Assim, parcerias entre o meio acadêmico e o meio corporativo são capazes de promover práticas sustentáveis, trazendo cada vez mais benefícios para indivíduos, organizações, sociedade e meio ambiente.

Leia mais a respeito:

Search